Passo a passo: dicas para fazer a lista de convidados
Dicas de Festas

Passo a passo: dicas para fazer a lista de convidados

Checklist pré-festa: tema, data e convidados. Quando decidimos fazer uma festa, esses são os itens que sempre vem na nossa cabeça e, normalmente, a lista de convidados aparece como um “bicho papão” nessa história. Nós sabemos que não é tarefa fácil decidir quem vai fazer parte da comemoração, principalmente quando a conta insiste em não fechar.

Por isso, nós da Ideias de Festas preparamos 5 dicas, em estilo passo a passo, para as mamães e papais passarem por essa fase sem desespero. Confira:

1- Defina o orçamento

Quanto você vai poder gastar com a festa? É necessário ter esse valor em mente para definir o local da comemoração, o tipo de buffet, atrações e etc. Só pense na quantidade de convidados depois que souber o quanto pretende gastar.

2- Escolha o local da comemoração

Você vai fechar uma casa de festas, o salão do prédio ou optou por fazer a festinha na escola? Depois de definir o orçamento, é hora de pensar onde vai ser a festa. Atende-se ao número de convidados que o local comporta para que todas as pessoas fiquem confortáveis.

3- Divida os possíveis convidados em grupos

Chegou a hora de fazer a primeira versão da lista, e agora? Divida os convidados em grupos: familiares próximos, familiares distantes, os amiguinhos (caso a festa seja infantil, amigos do prédio, da escola e etc), amigos da família, amigos distantes e colegas de trabalho. Essa organização é importante para não esquecer ninguém e coloca-los em ordem de importância.

4- A lista apertou? Faça os cortes

Passou do número permitido? Hora de fazer aqueles cortes chatos, porém necessários. A lista dividida em grupos vai te ajudar. O ideal é sempre definir um critério só seu para diminuir a lista, mas, normalmente, os anfitriões começam os cortes pelos amigos/familiares distantes e colegas de trabalho.

Se a festa for infantil, lembre-se que os convidados devem ser reconhecidos pelo aniversariante. Assim, a comemoração fica muito mais confortável para ele.

5- Peça para os convidados confirmarem presença

Algumas pessoas acham esse pedido muito chato, mas não tem jeito. É importante saber quem realmente vai na sua festa para conseguir chegar em um número bem próximo do real e se organizar em relação a gastos extras e lembrancinhas, por exemplo.

IMPORTANTE  

Sabe aquela pessoa que é da família, mas nunca foi visitar o seu filho ou sequer perguntou como ele está? Quando a lista aperta, são esses tipos de convidados que devem ser cortados. Não dá para ficar chamando por educação! Convide por AMOR!

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para você, na hora de preparar a lista de convidados da próxima festinha. Ah, você já conhece a nossa loja? Lá, você encontra artigos de festas que vão te ajudar na hora de decorar a comemoração. Dá uma olhadinha!

Siga também a Ideias de Festas nas redes sociais (Facebook l Instagram) e fique por dentro das novidades e inspirações.

Foto: Shutterstock

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *